A aplicação dos Drones nos projetos de engenharia representa um grande potencial para otimização do processo.  Nesse âmbito, podemos citar sua utilização para Estudo de Áreas (obtenção de dados), Projeto, Execução e Acompanhamento. 

No estudo de áreas a aplicação do Drone auxilia na análise de viabilidade técnica para utilização do terreno, cálculos de volume para movimentação de terra, enquanto na etapa de projeto essa tecnologia assiste na análise da viabilidade financeira da obra, na alocação de material e logística. Na etapa de execução, a aplicação do Drone estará envolvida no monitoramento da operação, assim como acompanhamento do avanço das atividades.

 

No campo da Engenharia Civil os Drones têm sido utilizados como ferramentas estratégicas visando melhorar a capacidade de projeto e planejamento de construções imobiliárias, residenciais, corporativa, industriais, de infraestrutura, de instalações, entre outras. 

Portanto, algumas aplicações interessantes que trazem mais agilidade, segurança, economia e informações diferenciadas do canteiro de obras podem ser elencadas, tais como:

  • Mapeamento da área a ser construída 

  • Serviços de Topografia

  • Sistema de Informações Geográficas;

  • Inspeção de estruturas – Cálculo de volume

  • Monitoramento e acompanhamento do progresso da obra

  • Simulação e prévias de vendas em campanhas publicitárias

 

Outro benefício do uso de Drones é a capacidade de identificar todas as situações listadas mesmo em um cenário de construção de alto risco ou difícil acesso. Nesses casos, o Drone se mostra uma revolução. Não é mais preciso arriscar a saúde de pessoas em um trabalho demorado e delicado, que pode ser realizado em minutos com um piloto remoto.

 

A RNA oferece serviços e soluções para sua obra.

Construção Civil

Contato

Vamos conversar

Escritório

Rua Pedro Gama, nº 118, sala 6, Federação, Salvador -BA

CEP 40231-015

Siga, curta e compartilhe.

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

© 2023 por Marcos Coelho. Orgulhosamente criado com Wix.com